Psicóloga Márcia Regina Paludo - CRP 0705288
Crises! Crises de falta de parceria, de comunicação, de confiança, de atração, de admiração. As relações quando começam são engajadas, amorosas, quentes e depois, com o passar do tempo alguns casais vão se perdendo. Tem os casais que encontraram seu jeito de continuar crescendo juntos, mantém a parceria, e cuidam do relacionamento.
Mesmo assim atravessam crises, mas normalmente superam. Outros vão deixando as mágoas tomarem conta, as decepções, as comunicações vão ficando difíceis, vão se afastando, se desconectando um do outro. O relacionamento a dois é como uma planta, precisa ser regado, adubado, exige cuidados diários. Não existe uma fórmula mágica para uma relação saudável. Existem pilares que precisam ser cuidados, como:
A terapia de casal é um espaço neutro para trabalhar justamente onde dói. Vem muitos sentimentos guardados, represados que precisam ser vistos e processados. O espaço terapêutico oferece uma oportunidade de olhar para a relação de outro ângulo, exercitar outros papéis e fazer novas escolhas. Novas escolhas não quer dizer necessariamente separar. Escolher casar novamente com o mesmo parceiro(a) é uma opção sempre possível. Mas para isso primeiro você precisa se reconectar consigo mesmo.
E o(a) parceiro(a) também. E a comunicação assertiva tem que ser assimilada na vida dos dois. Grande parte dos conflitos conjugais estão vinculadas a dificuldade de uma comunicação assertiva. Você precisa aprender a dizer ao seu parceiro(a) de forma clara e respeitosa o que espera precisa.
Cuidado, não confunda com manipulação, tem que ser verdadeiro e transparente. Afinal, a crise além de trazer sofrimento também possibilita mudanças, e estas podem gerar uma conexão muito mais profunda, amorosa e verdadeira. Antes de desistir invista em cuidar da relação!
CRP 0705288