Psicóloga Márcia Regina Paludo - CRP 0705288
A terapia de família ajuda famílias que estão passando por momentos de conflitos, de estresse ou de luto a encontrarem uma nova forma de se relacionar.
A comunicação é sempre um dificultador nas famílias que sofrem, normalmente perdem-se em críticas, acusações, silêncios, duplas mensagens: há muita dificuldade em colocar-se no lugar do outro e rigidez em tentar novas formas de resolver problemas.
Do ponto de vista de estrutura familiar, os papéis são mal definidos, com filhos desempenhando papéis paternos e pais formando alianças com filhos, excluindo outros membros, em muitos casos há também dificuldade em assumir a função de pais, com suas responsabilidades e limites, bem como dificuldade em estabelecer objetivos familiares e organizar-se para atingi-los.
Assim, muitas vezes a busca da terapia é pelo sintoma de um dos membros da família. Tendo isto em mente, na situação terapêutica trabalha-se com a família real, presente, na busca de desvendar aspectos relacionais que estão emperrando uma comunicação efetiva e o desenvolvimento saudável de seus membros. Os sintomas são vistos como a porta de entrada para se trabalhar e constituem-se numa denúncia de que algo vai mal nesse grupo.
A terapia familiar ajuda as pessoas a sentirem-se mais à vontade consigo mesmas e com os membros da família. Ao compreender o seu papel na estrutura familiar, cada pessoa se torna capaz de assumir suas responsabilidades, encontrar o seu lugar e ver seus entes queridos de outro lugar.
Quais são as vantagens da terapia familiar?
Busque ajuda, não fique imobilizado nos seus preconceitos e resistências. O tempo é valioso, não desperdice com sofrimento sendo que existem tantas técnicas disponíveis para te ajudar.
CRP 0705288